blog

Questão de tempo

Exposição "Coletivo potiguar", Brasília/DF, 2009

Exposição "Coletivo potiguar", Brasília/DF, 2009

A brevidade do clique define o tempo da fotografia? E por quanto tempo uma foto merece ser apreciada, investigada, esmiuçada? Em 2009, minha série "Cenas de rua" foi exposta na Caixa Cultural em Brasília. E na surdina apreciei o interesse dessas duas senhoras na foto "Porta". Julguei que seria melhor elas não conhecerem o autor, até para não interferir no tempo delas. Foi por algumas dezenas de segundos, passageiros, mas esse momento está aprisionado nesse registro. Minha série integrou o projeto "Coletivo potiguar", do qual participaram também Ricardo Junqueira, Pablo Pinheiro, Zé Frota, Numo Rama, Karen Montenegro e Erik Van der Weijde.

HIPA

"Bravos" documenta a extração da cera de carnaúba no Vale do Açu.  © Jean Lopes

"Bravos" documenta a extração da cera de carnaúba no Vale do Açu.  © Jean Lopes

Boa notícia que compartilho com os amigos!

O prêmio internacional de fotografia Handam Bin Mohammed Rashid Al Maktoum - HIPA, divulgou os vencedores e uma foto do meu projeto "Bravos"  ficou entre as finalistas.  O concurso está na sua terceira edição e é patrocinado pelo príncipe de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Concorreram ao prêmio 38 mil fotos de 26 mil fotógrafos, provenientes de 156 países.

Bravos é o título de um documentário inédito feito em 2007-2008 sobre a extração da cera de carnaúba no Vale do Açu. Essa atividade centenária foi responsável por ciclos econômicos no passado e tem tanta importância para o lugar que acabou se tornando símbolo oficial do município de Assú. A carnaúba é uma árvore genuinamente nordestina e dela tudo se aproveita, por isso é conhecida como "árvore da vida".